RBB
David César vai representar o Clube
O consultor de acessibilidade da Arena MRV, David Cesar, é o nome escolhido pelo Atlético para representar a SAF no Conselho da Massa. O primeiro membro desse espaço permanente de diálogo, escuta e construção conjunta com o torcedor foi revelado pelo CEO do Clube, Pedro Daniel, em entrevista nessa segunda-feira (2/2), ao GaloCast, na GaloTv H2bet.
Atleticano de arquibancada, David dedica a carreira à liderança de projetos e eventos de inclusão. Ele é especializado em promover a integração de PCD no mercado de trabalho e palestrante sobre o tema. No Galo, atua desde 2024 desenvolvendo operacionalmente uma estratégia para tornar a Arena MRV a mais acolhedora do país.
“Esse sempre foi o objetivo: criar ambientes onde todos consigam viver o futebol com dignidade, conforto e segurança. Na comunidade das pessoas com deficiência, existe uma frase que nos orienta há décadas: ‘nada sobre nós, sem nós’. Ela fala de escuta, participação e protagonismo”, revela.
David acredita que esse princípio dialoga com o propósito do Conselho da Massa. “Se nada deve ser decidido sobre nós, sem nós, então também nada deve ser decidido sobre o torcedor, sem o torcedor. Ouvir, dialogar e incorporar as demandas de quem vive o estádio é o caminho para decisões mais justas e eficazes”, afirma.
A atuação de David no universo da acessibilidade começa em 2012, na faculdade de Direito. “Iniciei um ciclo de palestras pelo Brasil levando a desmistificação sobre o universo da pessoa com deficiência, para quebrar tabu mesmo”, relembra. Desde então, são mais de 500 palestras realizadas.
Consultor de acessibilidade em importantes festivais de música, como o Sarará, David trabalhou durante cinco anos no Mineirão e já atuou em mais de 60 eventos de médio e grande portes. Convidado pelo gestor de Segurança do Atlético, ele se empenha há quase dois anos para tornar a experiência das pessoas com deficiências cada dia melhor na Arena MRV.
O Conselho da Massa (CM) é uma estrutura formal de diálogo entre representantes da Massa Atleticana e a administração do Galo. O novo órgão de governança representa um marco de aproximação da gestão executiva com a torcida, cujo objetivo é contribuir com o Atlético por meio do compartilhamento de ideias, percepções e recomendações sobre temas estratégicos do Galo, relativos à experiência do torcedor.
Composto por 10 membros, os outros nove serão escolhidos de forma democrática por meio de votação da própria torcida. Membros do Galo Na Veia (3 vagas), de Torcidas Organizadas (2 vagas), dos Consulados e Embaixadas (1 vaga cada), além de Cessionários de Cadeira Cativa e/ou Camarote da Arena MRV e Formadores de Opinião (1 vaga cada) formarão o conselho que se reunirá trimestralmente.
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico